Pesquisar este blog

11 de junho de 2015

Revisão - Reprodutor Humano, adolescência, métodos anticoncepcionais e DST

1)Pensando em características vantajosas que permitem a sobrevivência do ser humano ao longo da sua evolução. Qual é a vantagem de o escroto ficar em posição externa ao corpo?
2) Do que é formado o esperma?
3)Um estudante fez a seguinte colocação em sala de aula: “os testículos produzem apenas os espermatozoides”. Você concorda com o estudante? Justifique sua resposta.
4)Que órgãos do sistema genital feminino compõem a vulva?
5)Quais as funções dos pelos na região do púbis, tanto nos homens quanto nas mulheres?
6) Os ovários femininos equivalem aos testículos nos homens. Explique essa afirmação.
7)  Onde ocorre a fecundação dos gametas masculinos e femininos? 
8) Cite o nome dos hormônios masculinos e femininos e cite cada uma das suas funções? 
9) Explique o que é puberdade.
10) Explique a diferença entre os gêmeos univitelinos e bivitelinos. Quanto a sua origem na fecundação e também quanto as características da gestação.
11)   Por que a ausência de menstruação pode ser um dos primeiros sinais da gravidez?
12)  Quais os riscos da gravidez na adolescência?
13) Qual a função da placenta e do cordão umbilical?
14) Explique a diferença entre laqueadura e vasectomia.
15) O que são métodos anticoncepcionais? 
16) Escreva quais devem ser os cuidados e quais as vantagens da “camisinha” masculina e feminina? 
17) Do que é feito a pílula combinada? Quais cuidados devem ser tomados para garantir a eficiência desse método? 
18) Explique o que significa a sigla DIU e como ele deve ser usado? 
19) Por que a tabelinha não é um método confiável? 
20) Escolha e explique quatro Doenças Sexualmente Transmissíveis, sendo duas causadas por vírus e outras duas por bactéria.